House Church


Vós sois a luz do mundo

07-03-2012 22:18

Só conseguiremos entender o que Jesus Cristo quer expressar quando diz para os seus discípulos: “ Vós sois a luz do mundo” quando entendemos alguns contextos para quem Jesus estava dirigindo essa palavra.

Veja que Jesus lança um desafio não apenas a homens que estavam dispostos a segui-lo e viver na dependência de Deus que viveram a mais de 2000 anos, mas fala individualmente a cada discípulo (cristão) todos os dias.

Quando entendemos o contexto desta palavra vemos que Jesus está trazendo a “Luz” como realidade do seu Reino (Sermão do Monte).

Jesus fala sobre os padrões dos cidadãos do seu Reino que devem ser vivenciados aqui e agora, pois já no meio de nós.

Foi depois de ter falado as características dos Cidadãos do Reino de Deus, Jesus fala aos seus discípulos, a necessidade de serem luz durante a caminhada.

Jesus também diz conforme o Evangelho de João 8:12 “ Eu sou a luz do mundo, quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.

Veja que Jesus nos ensina que ser a luz do mundo é sua identidade e que assim como ele devemos ser a Luz do Mundo.

A palavra luz expressa muitas coisas e tem vários sentidos agregados em sua significação.

Veja que pode estar se referindo a capacidade de visão, conhecimento, brilho, atributo de Deus (Sl 36:9), antônimo de escuridão e ignorância e ter tantos outros significados.

Ser luz do mundo é ser luz das realidades existenciais. O Senhor Jesus nos chama a atenção para que sejamos a Luz num mundo em trevas, para que a sua luz brilhe através de nossas vidas.

Gostaria refletir sobre três questões que julgo muito importantes.

1ª questão: Como ser luz em um mundo em trevas;

2ª questão: Se somos discípulos de Cristo (Cristãos) temos sido luz do mundo para que Deus seja glorificado através de nossas vidas;

3ª questão: O que tem impedido que sejamos a luz do mundo.

Penso que essas questões estão relacionadas com a coerência no modo de vida que as pessoas vivem com aquilo que é expresso através da fé.

Veja que Jesus quer que vivamos a fé de forma prática “SENDO” e não apenas “CONTEMPLANDO”.

Em nossos dias muitos ditos cristãos nominais vivem num eterno estado de contemplação. Tudo em suas vidas são aspectos contempláveis e sem experiência, fruto de um espiritualidade centrada em si próprio.

O mais importante é o EU, o resto que se dane (como dizem). Buscam a Deus para resolver os seus problemas e não por aquilo que Deus é.

Falta coerência nas atitudes, nos gestos, nos posicionamentos, pois o binômio Fé x Prática não foram construídos em bases bíblicas e naquilo que Deus possa lhes dar.

Gostaria que nesse ferido prolongado você pensasse sobre a sua vida e a coerência vivida através de sua fé, isso inclui a si próprio, esposa(o), namorada(o), pais, filho, trabalho, estudo, enfim tudo que está relacionado a sua vida.

Se você tem vivido uma vida como Cristão que não reflete a Luz de Cristo. É hora de começar a pensar para onde você está indo...

 

“Portanto caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! (Mateus 6:23)

 

Pr Rubens Terra

—————

Voltar