House Church


Onde está Deus

18-10-2012 23:50

Onde está Deus?

 

Onde está Deus? Pergunta que insiste em ecoar pelos séculos.

Diante das crises existenciais o homem sempre buscou uma resposta para cada circunstanciada vida.

Quem sabe se ao invés de se fazer à pergunta: Onde está Deus, fosse perguntado quem é Deus e quem é o homem.

Creio que esse é um tema que não apenas envolve o conhecimento teológico, mas tem caráter multidisciplinar.

Quando vamos as Escrituras Sagradas, encontramos muitos exemplos de homens e mulheres em momentos de profunda crise – Davi, Saul, Moisés, Ana, A mulher Sunamita, João Batista...

O Salmo 42, trata de uma lamentação, de um desabafo que brota do mais íntimo da alma de uma pessoal em momentos de angústias e crise.

As minhas lágrimas têm sido o meu alimento, dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus onde está?” (Sl 42.3).

Essa pergunta expressa a angústia de alguém que está passando por momentos difíceis que exigem explicações e por não ter respostas se sente abandonado por Deus. E mais, tem que ouvir deboches daqueles que estão ao seu redor.

Entre cristãos, não raro se manifestar à ideia de terem sido esquecidos e abandonados por Deus.

Palavras bíblicas que em algum momento lhes traziam consolo, agora parecem vazias e destituídas de sentido.

Alguns cristãos sentem a necessidade de manifestar seu inconformismo e seu protesto contra Deus que permitiu essa desgraça.

Eu particularmente, confesso, que só consegui superar as minhas limitações frentes as circunstâncias da vida, quando pude entender a soberania de Deus. Quando entendi e reconheci que Deus é Soberano independentemente de minha realidade existencial entendo que o que me sustenta é a sua soberania.

Assim sendo, entregamos confiadamente nossa vida Àquele que diz: “Eu enxugarei dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21,4).

 

 

Pr Rubens F. C. Terra

—————

Voltar