House Church


O Tempo

28-06-2011 00:20

 Gostaria de tratar sobre um assunto que sabemos muito pouco sobre ele - o significado do tempo em nossas vidas - tarefa um tanto difícil de se fazer, pois este assunto tem sido objeto de estudo de físicos, filósofos e teólogos.

O Sábio Salomão em Eclesiastes nos dá uma explicação sobre tempo e propósito: Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derribar e tempo de edificar, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de saltar de alegria, tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras, tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar, tempo de buscar e tempo de perder, tempo de guardar e tempo de deitar fora, tempo de rasgar e tempo de coser, tempo de estar calado e tempo de falar, tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz ( Ec 3 )

O que há de intrigante e difícil nessas palavras transcritas do sábio? Absolutamente nada. Tudo está perfeitamente claro e respondido, até que se pergunte: O que é o Tempo?

A nossa dificuldade de entendermos a mensagem do Espírito Santo neste livro, referente ao tempo, esta no fato de querermos dimensionar a ação de Deus dentro de nossa compreensão do tempo (cronos).

Você já notou que quando estamos com muito trabalho a ser realizado e nos lançamos nessa realização parece que os minutos, horas, meses e anos passam mais rápido (relativo). E quando estamos ociosos ou em dificuldades parece que o tempo não passa. É o tempo cronológico, linear e em seqüência , que dita o ritmo de nossas vidas, “cronos” e que muitas vezes nos escraviza.

Mas existe uma noção grega que se refere a um aspecto qualitativo do tempo – “Kairos”. Esta palavra grega significa o momento certo. Sua correspondência em latim, momentum, refere-se ao instante ou movimento, que deixa uma impressão forte e única por toda vida.

Desta maneira, Kairos refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinada ação. Kairos é o tempo oportuno, livre de peso de cargas e sem ansiedade de anteceder o futuro – quando dizemos foi no tempo de Deus.

Em momentos de nossas vidas, temos a impressão de que Deus esta distante como se tivesse indiferente aos nossos problemas e dificuldades, sem pressa em nos atender.

Daí sentimos uma tensão entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus, surge à sensação de abandono, de agonia, de impotência, falta de nexo de onde estamos no momento.

Com certeza você já passou por essa situação.

Temos que saber que Deus não tem pressa! O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história.

Ele é preciso. A pressa é do homem e nossas neuroses não estão em harmonia com o tempo de Deus e não altera a ordem natural das coisas. Também temos que entender que a aparente demora de Deus deve ser entendida como um tempo pedagógico, enquanto esperamos aprendemos, é na espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade, mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Quando esperamos em Deus, estamos aprendendo com Ele. O tempo da procura e da resposta nos traz a luz àquilo que não conseguimos enxergar de imediato, por que a pressa encobre a nossa visão.

Neste momento a paciência é gerada, e ela produzirá a experiência que nos conduzirá a esperança. Quem quiser frutos no futuro, precisará aprender plantar esperança e paciência.

Talvez você não esteja entendendo o motivo de todo este arrazoado, e o que quero dizer.

Tudo isto tem como objetivo entendermos melhor o momentum que estamos vivendo hoje. Um momento dentro do tempo. Queira ou não neste momento estamos olhando para trás e para frente. Sendo que o olhar para trás não está no contexto de retroceder, mas de lembrar tudo o que foi feito até aqui, “Até aqui o Senhor nos ajudou” e o olhar para frente está no fato de nos lançarmos em perspectiva diante de um futuro que pertence a Deus, “Não temas eu irei diante de ti”.

De um só homem Ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus marcou para eles os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá.” (Atos 17:26-NTLH)

Quando entendemos que quando estamos no centro da vontade de Deus, tudo acontece a seu tempo, é aí que Deus deixa claro os seus propósitos.

—————

Voltar