House Church


O Natal está chegando

23-11-2010 10:53

           Aqui em Brasília, e com certeza em outras capitais, já no final do mês outubro já poderíamos ver alguns estabelecimentos comerciais já enfeitados para o Natal. Eu falei estabelecimentos comerciais. 

            Natal em outubro? Qual o motivo desses empresiários enfeitarem seus estabelecimento? 

            A sociedade capitalista tem deixado o verdadeiro sentido do Natal centrado em Jesus Cristo e tem apresentado um Natal sem Cristo, Natal das compras, Natal dos presentes, Natal do feriado e tantos outros sentidos irreais. 

            Qual é o seu Natal?         

            A alegria do Natal está em que Cristo se fez humano. Ele nos assumiu como iguais e nos desafiou a seguirmos os Seus passos. Jesus nos mostrou a verdadeira face do amor, esvaziando-se do poder para conviver com todos nós.

Jesus faz uma mudança na orientação espacial da divindade. Deus não está acima de nós, no distante céu azul. Deus está ao nosso lado, Ele vai à nossa frente, Ele está entre nós.

            Temos que dar ao Natal o sentido que a comemoração tem. E ele é mais profundo do que lembrar o nascimento de Jesus.

O Natal existe para lembrar-nos de que Jesus está entre nós, assumindo e transformando a vida humana.

Ele nos dá forças, esperança, coragem e rumo para construirmos o futuro.

Natal é muito mais do que passado. Ele é presente, é experiência de fé, é entrega de vida, é discipulado consciente, é obediência e missão.

            Sempre pensamos encontrar Jesus no presépio, deitado em uma manjedoura. Mas esse encontro tem que acontecer também nas praças, nas ruas, nos lares, nas mansões e nas favelas, onde os seres humanos precisam da misericórdia de um Deus que se faz irmão, de sangue e de herança, de projeto e de vida.

            A contemplação que o Natal nos sugere terá que ter a força de um encontro e a dinâmica de muitas atitudes igualmente solidárias, fraternas, na realidade cruel deste mundo marcado pela exclusão e violência

            O verdadeiro Natal acontece somente onde à graça e a glória de Jesus se mostra visíveis nas atitudes de fé e de amor na vida de todas as pessoas que já experimentaram a comunhão com Ele!

Pr Rubens F. C. Terra

—————

Voltar