House Church


O Ministério de Ensino exercido por Jesus

24-10-2010 14:19

          Primeiramente temos que entender que o processo de ensino-aprendizagem se dá nos diversos contextos sociais.

            Assim o processo de ensino-aprendizagem deve ser compreendido como um processo contínuo que se dá ao longo de toda vida e que traduz em uma mudança de comportamento e conhecimento.

            A Palavra de Deus nos dá exemplos na própria prática do ministério de ensino exercido por Jesus.

            E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. (João 8:2)

            Jesus sabia usar as palavras e adequando-as ao contexto e situação.

            Cristo quando se comunicava com seus discípulos e com as multidões que o rodeavam, tanto usava as palavras usando o seu valor objetivo, quanto se referia aos significados subjetivos e afetivos da palavra, o que dependia de uma interpretação dos ouvintes.

            Jesus quando falava com os pescadores, falava daquilo que era comum aos pescadores, tratava de assuntos peculiares as suas rotinas de trabalho e experiências. Suas parábolas exigiam uma interpretação e eram feitas de modo particular, pois nem todos os significados claros eram claros para todos os ouvintes. Suas parábolas chamavam os ouvintes à uma ação e aplicação.

            Deste ponto de vista vejo que a prática de ensino utilizada por Jesus está baseada na aprendizagem vivencial que significa colocar o aluno (discípulo) no ambiente real ou simulado de tal forma que ele se engaje na atividade em estudo.

            Na dimensão sócio-cultural e histórica essa prática era perfeitamente eficiente, pois a aprendizagem vivencial refere-se aquela técnica em que é utilizado como base para o processo de aprendizagem a experiência e vivência do aluno (discípulo). Esta definição implica em adotar a postura de que o processo de aprendizagem é ativo. Educação voltada para o desempenho.

            A proposta trazida pelo evangelho tinha que ser ouvida, mas acima de tudo vivenciada.

Pr Rubens Fernando Corrêa Ter

—————

Voltar