House Church


Missões no Século XXI, um desfio

27-11-2011 21:17

Missões no Século XXI, um desafio...

Certa vez estava lendo um artigo, que eu não lembro o autor, que falava a história de uma ponte desativada, que tinha uma estrutura gigantesca de ferro e concreto. As águas do rio sobre o qual a ponte foi construída foram desviadas e passaram a correr em uma outra direção próxima a ponte, mas não mais por de baixo dela.

Pensando nessa história, vejo que muitas igrejas se encontram nessa condição em nossos dias. São igrejas bem estruturadas em todas as áreas ministeriais, mas não observaram que houve uma mudança no curso das águas (da mesma forma como na ponte) no contexto dos paradigmas atuais.
Vivemos um momento em que somos defrontados com o problema de aprender como falar e comunicar a Palavra de Deus.

Um problema que não pode ser resolvido sem a compreensão da situação que envolve o dia-a-dia da sociedade pós-moderna.

Fazer missões hoje, passa pela habilidade que devemos ter em conhecer e entender os pensamentos de nossa geração.

Sem entender a contemporaneidade da Palavra de Deus muitos querem pregar e evangelizar como faziam a 50 ou mais anos atrás.

A Palavra de Deus sempre é atual e se renova a cada instante, o problema é que muitos não entendem esse aspecto da Palavra de Deus e de forma alienada ao que acontece na “aldeia global”, resistem em usar formas e modelos que já não alcançam a sociedade enclausurada pelos conceitos pós-modernos.

A partir do conhecimento da realidade existencial podemos traçar perspectivas missionárias que devam estar centradas na Palavra de Deus e pela Palavra de Deus, transcendendo o aspecto da missão de apenas fazer discípulos, mas em ter a capacidade de convidar (chamar) cada pessoa ao comprometimento e responsabilidade na missão de Deus.

Somos chamados a ser Igreja com ações primeiramente dentro da igreja e que como conseqüência terão reflexos profundos fora da comunidade de fé.

 

Pr Rubens F. C. Terra

 

 

—————

Voltar