House Church


Ganhando, Perdendo ou Vivendo o tempo

02-10-2011 23:54

Com certeza você já ouviu essa expressões: “O Tempo vale ouro” ou “Não podemos perder tempo”.

O que essas expressões trazem de real e o que as pessoas querem dizer quando as expressam?

O ouro é um metal precioso e valioso, ou seja, é de grande valor para o homem e por isso já respondendo a questão da segunda expressão não se pode

perder algo tão valioso.

Na última viagem que fiz abordo de um 737, como já comentei em outra mensagem, fiz várias reflexões, uma delas foi sobre este ente que nos fascina tanto chamado “tempo”.

Uma jovem que estava sentada no acento ao meu lado durante o vôo retirou seus instrumentos de trabalho, muitos papeis, notebook, celular de última geração, etc.

Eu fiquei observando, sem demonstrar curiosidade, as suas ações e ao mesmo tempo tentando contextualizar buscando uma oportunidade de interagir com ela.

Foi quando ela olhou para mim e disse, “não podemos perder tempo”. Logo pensei o que ela está dizendo? Refleti rapidamente e concluí que ela estava preocupada em perder algo, e era Tempo.

A minha resposta para essa moça foi um quanto que meio inesperada para ela e que a deixou sem saber o que dizer.

A minha resposta diante do que estava vendo e ouvira dela foi: Mas o que fazer com o tempo que ganhamos. A resposta foi um silêncio

Creio que a grande questão não seja o perder tempo, mas o que fazer com o tempo que se ganha.

Não conseguimos guardar esse tempo que foi ganho, como quem guarda mantimentos em um estoque para ser usado em um momento de necessidade. Que bom seria se pudéssemos guardar algumas horas que ganhamos para serem usadas quando não temos tempo.

Vou procurar ser menos subjetivo sobre essa questão do tempo.

Primeiramente falar sobre o tempo é difícil e refletir sobre ele é um desafio e que me julgo um tanto que incapaz a partir de certo momento.

Não quero ser filosófico, mas gostaria que você pensasse comigo que essa lição exige ser aprendida, pois a perda de tempo também significa perda de vida e propósito.

A Palavra de Deus nos ensina que existe um vínculo entre o tempo e o propósito. Infelizmente poucos atentam para isso.

O Livro de Eclesiastes no capítulo 3 fala sobre esse tempo que é tão precioso. “...há tempo para todo o propósito debaixo do céu”, isso significa que existe um tempo dado por Deus para que tudo aconteça.

Infelizmente poucos conseguem entender isso, sem entrar em crise diante das circunstâncias.

Assim esse tempo realmente não pode ser deixado de ser vivido. Viver o tempo é fazê-lo desfrutável na urgência de vivê-lo em sua totalidade, o que qualificará o momento vivido a uma dimensão que vai além do que conhecemos como passado, presente e futuro.

Talvez você me diga: isso é coisa para física explicar! Mas eu lhe digo que nada poderá nos ensinar com maior clareza sobre o tempo do que a Palavra de Deus.

Creio que dessa forma começa fazer sentido o que Salomão escreveu em Eclesiastes.

“O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que já passou” EC 3:15

Se você ainda não entendeu muito bem a lição use o tempo que você tem ganhado para falar com Deus, certamente você estará vivendo um tempo inigualável em sua vida.

Desculpe a minha subjetividade, pois faltou tempo para escrever um pouco mais...

Pr Rubens F. C. Terra

—————

Voltar