House Church


Conhecendo a Vontade de Deus

25-10-2010 23:17

       O como cumprir a vontade de Deus é um pergunta que ecoa através dos tempos, mas que a resposta não muda.

        O homem tem mudado o mudo tem mudado, mas Deus não muda... os seus propósitos são eternos e sua vontade é perene. 

        Um texto que gosto muito é o de Rm 12:2¸que de certa foram resume em parte o que estamos debatendo.

     “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que possais experimentar qual seja a boa perfeita e agradável vontade de Deus.” (Rm 12:2)

         Este texto nos exorta a não entrarmos na formatação do mundo, pois o mundo dita regras e escraviza.

        A normose do Sec XXI tem deixado as pessoas insensíveis, consigo sigo mesmas, com o próximo e o que é prior diante do próprio Deus.

         E eu destaco a expressão “para que possais experimentar” o que nos dá um vasto campo para estudo que envolve outras questões como a própria liberdade que Deus nos dá de escolher.

        Particularmente tenho entendido que a vontade de Deus é algo que se pode experimentar a medida que caminhamos e que muitas vezes geram em nós tensões internas quando vão no sentido contrário de nossas pretensões.

        Existem diferenças bem definidas entre a vontade de Deus e a vontade humana.

        A vontade de Deus é comprovadamente boa, agradável e perfeita. Já a vontade humana nem sempre é boa ou agradável, quanto mais perfeita.

        Basicamente não temos muita dificuldade em definir o que queremos de Deus. O nosso problema é o oposto. Saber o que Deus quer de nós.

        A vontade de Deus uma vez descoberta, e se aceita, implica inevitavelmente em mudanças para a vida das pessoas, posicionamentos e até perdas aparentes.

        Eu creio que o que temos que entender e ir mais a fundo em nossas reflexões é quanto a entender a expressão desta vontade, como o próprio Cristo diz na oração do pai nosso “Seja feita a Tua vontade”, não só aqui, mas também no céu.

        Vejo que a Vontade de Deus é soberana no contexto geral, mas também é específica, pois ele tem planos específicos para todas as pessoas.

        É nesse contexto que entra a liberdade que Deus nos dá em poder escolher, optar (o que está relacionado também a nossa própria vontade).

   

Pr Rubens F. C Terra

—————

Voltar