House Church


Como você gostaria de ser ouvido?

19-10-2011 23:01

...Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir... Tg 1:19a

 

Uma reflexão sobre o exercício de ser ouvido.

Eu creio que umas coisas mais indesejáveis é não sermos ouvidos.

Uma das primeiras coisas que aprendi quando fazia Faculdade de Teologia na disciplina de Aconselhamento Pastoral é que o primeiro passo que podemos dar na direção de uma pessoa é emprestarmos nossos ouvidos. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas é o ouvir que garante o diálogo e a comunicação.

Quando estava fazendo o Curso de Ontologia da Linguagem, nos foi proposto um exercício muito interessante.

Fomos separados dois a dois e a tarefa era não ouvir o outro, ou seja, a pessoa estaria contando um fato de sua vida e o outro estaria diante dela mas tentando não escutá-la.

Quero dizer que é um exercício interessante e que muitas vezes passamos por esse tipo de situação de não sermos ouvidos e de também não ouvirmos o outro.

Quantas vezes as pessoa que estão ao nosso redor necessitam se comunicar conosco, e isso é uma necessidade que todos temos, de sermos ouvido por alguém.

Hei! Preciso só um minuto de sua atenção... as pessoas esperam serem escutadas, no entanto, nem sempre isso ocorre.

Dessa maneira é preciso chamar a atenção e as pessoa fazem isso de muitas maneiras. Seja por um olhar triste, pelo falar demais ou uma murmuração pelas situações da vida e até mesmo pela maneira de se comportar.

Estar sensível e com os ouvidos atentos aos gritos e gemidos daqueles que nos rodeiam com certeza é um exercício não muito fácil.

Ser um instrumento de Deus nessa momento é o de mais urgente, pois o Senhor tem algo a falar através de nossos lábios.

Isso não é mérito nosso, não é pela nossa capacidade, mas sim o quanto nos estamos disponíveis para que Deus possa nos usar.

É Deus e não nós...

Existe uma voz que clama nos céus dizendo a quem enviarei? Também existem muitas vozes na terra clamando por socorro, ajuda, direção, conforto, luz, perdão...

Temos ouvido a voz que nos chama para irmos em direção dos necessitados? Temos ouvido a voz dos que clamam por salvação.

Reflita! Como você gostaria de ser ouvido?

Pastor Rubens F. C. Terra

—————

Voltar