House Church


A Transmissão da fé

08-02-2011 07:44

    Entendo que a família tem um papel fundamental na transmissão da fé e na formação da espiritualidade dos filhos.

    A questão do crer e do não crer em Deus passa por um processo que se inicia nos primeiros anos de vida dos filhos e diretamente proporcional a imagem de Deus os pais transmitem como verdade.

    Num processo de descoberta crianças e adolescentes procuram de alguma forma sanar as dúvidas que a família não consegue sanar.

    Como exigir dos filhos que creiam em Deus, se os pais não crêem; como exigir que os filhos leiam a bíblia se os pais não lêem; como exigir dos filhos que orem, se os pais não costumam orar.

    Vejo desta forma que os pais tem um papel relevante na transmissão da fé aos filhos, e o fórum é o lar – a família.

    Da mesma forma hoje vemos famílias que ensinam seus filhos a não crer em Deus, como é o caso do filósofo argentino Alejandro Rizitchner que defende uma educação ateísta a seus filho, ele e sua esposa escreveram o livro Filhos sem Deus – Ensinando à Criança um Estilo Ateu de Viver.

    “As pessoas sempre educam os filhos de acordo com suas crenças. Nós vamos educá-los por nossas convicções. E achamos que a fé não é algo saudável para eles”, afirma Rozitchner, que se refere aos filhos como “os três ateuzinhos”. (Fonte: Revista EPOCA)

         Pr. Rubens F. C. Terra

—————

Voltar