House Church


A Igreja Institucional e a Igreja Orgânica

01-12-2010 15:13

    Hal Miller brilhantemente compara a igreja institucional com a igreja orgânica usando uma simples metáfora. Ele escreve:

    Igrejas institucionais se parecem muito com trens. Elas estão indo numa certa direção e continuarão por um bom tempo mesmo se houver mãos que tentem fazê-las parar. Como acontece com os trens, as opções para se mudar a direção das igrejas institucionais é, na melhor das hipóteses, limitadas. Se há um desvio no caminho, há uma possibilidade do trem mudar de direção. De outra sorte, ele simplesmente segue sobre os trilhos. E todos a bordo sustentam a esperança de estarem no trem certo. Indo na direção correta.

  Igrejas orgânicas, como as do Novo Testamento, são diferentes. Elas não são trens, mas grupos de pessoas que saíram para uma caminhada. Esses grupos se movem muito mais vagarosamente do que trens – apenas alguns quilômetros por hora no melhor dos casos. Mas eles podem mudar a qualquer momento. Mais importante, eles podem estar genuinamente atentos para o mundo onde vivem, para seu Senhor e uns para com os outros.

    Como trens, igrejas institucionais são fáceis de serem encontradas. A fumaça e o barulho são inconfundíveis. Igrejas orgânicas são um pouco mais sutis. Por que não anunciam sua presença com luzes que piscam intersecionalmente, alguns acreditam que igrejas como as do Novo Testamento desapareceram já faz muito temp. mas nada poderia estar mais distante da verdade. Igrejas orgânicas estão por toda a parte. Eu mesmo venho sendo parte de uma há mais de vinte anos. Grupos como o nosso estão silenciosamente caminhando juntos sem se preocupar em chamar uma desnecessária atenção para si mesmos. Somos apenas peregrinos que caminham juntos.

     Uma vez que você aprende a localizar uma igreja orgânica, logo você descobrira grupo de pessoas por toda a parte se reunindo como igreja do Novo Testamento – como corpos, famílias e noivas em vez de instituições.

     Igrejas orgânicas são grupo de pessoas andando com Cristo. Os trens passam por elas todo o tempo. Algumas vezes, as pessoas a bordo acenam. Outras vezes elas não podem acenar porque o trem segue tão depressa que as pessoas caminhando a poucos quilometro por hora do lado de fora do trem simplesmente aparentam ser um borrão. Se você esta em um destes grupos de pessoas que agora andam por ai como uma igreja orgânica, ”Reimaginando a Igreja*”, fará com que você aprecie suas raízes neotestamentárias de uma maneira nova. Se você esta em um dos trens que passa depressa, apitando, talvez seja algo um tanto surpreendente descobri que alguns daqueles borrões coloridos do lado de fora da sua janela são grupo de pessoas andando com Deus. Aquilo pelo qual você acabou de passar era uma igreja orgânica.

 

(VIOLA, Frank. Reimaginando a Igreja, Ed. Palavra, 2009, p. 17-18)

—————

Voltar